Wednesday, January 30, 2008

Vodafone VS. Optimus


Como se ter uma imagem gráfica constituida por bolhas/gel laranja, semelhante a outras duas grandes empresas (nomeadamente a Nokia Trend Labs e a EDP 5G), agora o grupo que redesenhou a imagem da Optimus decidiu também poupar tempo a criar ou procurar uma imagem um pouco mais exclusiva a nível de lettering e ora toca a copiar a fonte da Vodafone!

Assim é que é designers!

Tempo é dinheiro!

BY André Leitão

Thursday, January 17, 2008

O Mac mais rápido de sempre

Com oito processadores e uma nova arquitectura de sistema, o novo Mac Pro é o mais rápido de sempre. Dois processadores Quad Core Xeon de 45nm da Intel correndo até 3,2GHz são o coração deste Mac Pro, o mais rápido de sempre. Os 4TB de armazenamento interno complementam a oferta da Apple para o mercado profissional. O Mac Pro suporta até quatro placas gráficas, podendo ligar-se a oito ecrãs de 30 polegadas em simultâneo. O Leopard é o sistema operativo escolhido para este modelo. O Mac Pro standard está disponível na Apple Store e em parceiros autorizados, com um PVP de 2065,29 euros.

Wednesday, January 16, 2008

Nova imagem da Optimus semelhante à da Nokia Trends Labs





O "magma" - nova imagem da Optimus apresentada na passada terça-feira e concebida pela Euro RSCG - tem uma irmã gémea finlandesa nas telecomunicações. Trata-se da imagem da campanha de promoção da Nokia Trends Labs, lançada em Dezembro de 2006 na altura da apresentação da plataforma.

A operadora da Sonecom utilizou um logótipo em tons de laranja - cor já usada em anteriores identidades gráficas -, com formas moldáveis e voláteis a que deram o nome de "magma". Na campanha publicitária podem ver-se personagens a manipular o "magma" que vai-se adaptando a cada indivíduo como se fossem bolhas.

No caso da Nokia, a marca finlandesa utilizou um logótipo para a Nokia Trends Lab - uma plataforma de entretenimento - formado por três bolas de cores diferentes, cinzento, laranja e amarelo. Mas no resto da comunicação a marca finlandesa utilizou umas bolhas moldáveis em tons de laranja.

Tuesday, January 15, 2008

Banif | Nova Identidade da autoria da Brandia Central





Hoje, dia em que comemora 20 anos de existência, o Banif apareceu ao público com uma nova imagem que foi ontem apresentada. A nova imagem teve um custo total de 20 milhões de euros.

Índigo - a cor da diferença:
O Índigo reflecte o conhecimento e o idealismo, a capacidade de sacríficio e resistência, a devoção e a compaixão. Simboliza a linha do conhecimento absoluto, da mestria e da realização pessoal. Valores essenciais que nos diferenciam.

O Escudo da protecção:
Na base da concepção de um Banco está a protecção e a segurança dos seus bens. O escudo que dá forma à nova marca assenta na confiança e na solidez já conquistadas pelo Banif.

O alcance do Centauro:
Símbolo de força, de capacidade física aliada à visão e inteligência humanas, o Centauro conjuga as forças que colocamos ao seu dispor para ajudar a alcançar os seus desejos e concretizar os seus sonhos.

A Assinatura:
Acreditar é uma força interior que nos faz agir e perseguir os nossos sonhos. O Banif acredita nas emoções que nos movem, nas convicções que nos guiam e na construção de relações verdadeiras.
A inteira dedicação e a incansável procura da melhor solução para si é uma motivação que supera todos os limites.
Uma visão de sonho realizado em cada um de nós.

João Oliveira DG 06

Thursday, January 10, 2008

Concurso para Alunos e Professores

O projecto Escolas Livres está a crescer e precisamos de um logótipo/
símbolo para representar o projecto nas suas diferentes vertentes.
Nada melhor do que desafiar os nossos visitantes, sobretudo alunos e
professores a fazerem uso de ferramentas de software livre criativas
para a elaboração deste logótipo/símbolo."

http://www.formatds.org/concurso-para-alunos-e-professores-logotipo-escolas-livres/


João Oliveira DG06

Primeiro selo em cortiça do mundo


"Os CTT lançaram o primeiro selo de cortiça do Mundo, numa edição
única de 230 mil exemplares.
Da autoria do designer João Machado, o selo, com a imagem de um
sobreiro, tem o valor facial de um euro, estando a edição praticamente
esgotada, estando afastada a possibilidade de uma segunda edição (a
filatelia portuguesa é muito considerada pelo facto de nunca serem
feitas segundas edições).
Produzir este selo de cortiça não foi fácil, uma vez que o material é
especialmente fino e teve que ser testado para aguentar a impressão,
não se degradar rapidamente e ter no verso uma fita auto-adesiva. Cada
exemplar é uma peça única, pelo próprio padrão natural da cortiça."

João Oliveira DG 07

Identidade Visual Portugal 2007



"A Albuquerque Designers é a autora da nova identidade visual Portugal
2007 - Presidência da União Europeia. A seu cargo está o design e a
gestão da marca deste evento que se traduz em impressos
institucionais, manuais e guias das reuniões, uma agenda cultural, o
portal, o filme e a música institucional, cds de música, sinalética e
cenografia dos espaços exteriores e interiores da Presidência - em
Portugal, Bruxelas e Nova Iorque - e do Aeroporto de Lisboa, peças
comemorativas e de merchandising.

Composição:
A identidade «Portugal 2007» revela um olhar português na
representação visual da Presidência da União Europeia.

A “Flor azul” constitui um símbolo de contemporaneidade portuguesa:
modernidade, harmonia, mar, transparência e abertura ao futuro.

As pétalas, agregadas livremente numa disposição concêntrica,
assinalam o contributo singular de cada Estado Membro numa missão
conjunta de construção europeia."

João Oliveira DG06

Logo Casa da Música no Porto





"Design: Logótipo da Casa da Música é a identidade visual de 2007
para o International Herald Tribune"

"A identidade visual da Casa da Música, no Porto, foi considerada a
melhor do ano pelo jornal norte-americano International Herald
Tribune, num artigo assinado por Alice Rawshtorn, uma das mais
conceituadas criticas internacionais de design."
( http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=316351&visual=26&tema=5 )

João Oliveira DG 06

Nova imagem Xerox




"A Xerox acaba de anunciar a transformação mais profunda na sua
identidade corporativa, na história da empresa. A nova marca foi
criada para reflectir a actual Xerox, uma empresa orientada para o
cliente, construída com base numa história contínua de ideias
inovadoras, produtos e serviços, que correspondem às necessidades das
empresas de qualquer dimensão."
http://portaldasartesgraficas.com/noticias/pag.php


João Oliveira DG 06

Wednesday, January 9, 2008

Tipografia em video

Um vídeo muito bem concebido que demonstra com efeitos básicos uma forma muito criativa de usar diferentes tipos de letra de forma a criar uma animação bastante interessante.

http://www.viddler.com/explore/brianshaler/videos/2/41.748/

Post by: Bruno Daniel Gaspar Góis

Nova imagem da optimus



"A nova imagem da Optimus, oficialmente lançada na meia-noite desta quarta-feira, custou à Sonaecom 32,4 milhões de euros, confirmou fonte oficial da operadora à Agência Financeira. Ao trocar o «boomerang» pelo magma, a empresa quis começar 2008 com uma operação em larga escala, que é também a primeira confirmação na estratégia que a marca agendou para este ano: além da mudança gráfica, a Optimus conta investir na rede, acentuar o seu crescimento orgânico e dar mais fôlego a serviços como o Kanguru ou o Optimus Home."


João Oliveira DG 06